Home Política internacional Debate em Philadelphia: Trump e Harris em disputas, eleição se torna questão...

Debate em Philadelphia: Trump e Harris em disputas, eleição se torna questão de sobrevivência

Debate em Philadelphia: Trump e Harris em disputas, eleição se torna questão de sobrevivência

O ex-presidente Donald Trump e a vice-presidente Kamala Harris estão em uma disputa acirrada para o debate presidencial que ocorrerá na terça-feira, em Filadélfia. Uma nova pesquisa de eleitores revela um “sinal de alerta” para os democratas, já que as intenções de voto estão praticamente empatadas.

Harris lidera Trump com 49% a 48% entre os eleitores registrados, demonstrando que a corrida se apertou desde agosto, quando Harris mantinha uma vantagem de 3 pontos sobre Trump, conforme dados divulgados pelo NPR/PBS News/Marist National Poll.

Receber Notícias no WhatsApp

Entre os eleitores que se dizem certos de que vão votar, Harris está ligeiramente à frente de Trump por 3 pontos, com 51% contra 48%. Contudo, Trump destaca-se entre os eleitores Independentes, liderando com 49% contra 46%, o que representa uma mudança significativa de 14 pontos desde agosto, quando Harris detinha uma vantagem de 11 pontos, tudo isso em um cenário onde havia múltiplos candidatos, como Robert F. Kennedy Jr.

ATUALIZAÇÕES AO VIVO: KAMALA HARRIS E DONALD TRUMP SE ENCONTRAM EM FILADÉLFIA PARA O DEBATE PRESIDENCIAL HOJE À NOITE

ex-presidente dos EUA Donald Trump

Nova pesquisa mostra que o ex-presidente Trump e a vice-presidente Harris estão empatados em um debate presidencial prestes a ocorrer em Filadélfia. (Emily Elconin/Getty Images, Arquivo)

O estrategista republicano Whit Ayers apontou que a mudança no apoio dos independentes representa um “sinal de alerta” para a campanha de Harris, segundo informações de uma reportagem da PBS News.

Vice-presidente Kamala Harris

Alguns analistas afirmam que o “período de lua de mel” da campanha de Harris chegou ao fim, com o suporte aos candidatos demonstrando um empate após uma empolgação inicial para os democratas. (Sarah Rice para The Washington Post via Getty Images, Arquivo)

Segundo Ayers, “ela teve o período de lua de mel”, referindo-se ao entusiasmo inicial que Harris despertou entre os democratas após a desistência de Biden da corrida. Ao que parece, esse entusiasmo já se esvaiu, de acordo com os últimos dados do New York Times/Siena poll divulgado no domingo, o que também aponta para uma competição acirrada entre os dois. Nesse levantamento, Trump se mostra resiliente, capturando 48% das intenções de voto, enquanto Harris aparece com 47% entre os prováveis eleitores.

NOVA PESQUISA MOSTRA QUE TRUMP MANTÉM LIDERANÇA COM APOIO ‘NOTAVELMENTE RESILIENTE’

A pesquisa do NPR/PBS também revela que Trump lidera entre os eleitores latinos, com 51% frente a 47% para Harris, representando uma mudança de 9 pontos desde agosto. Em termos de questões políticas, a maioria dos americanos considera Trump mais capacitado para lidar com a crise de imigração (53% a 46%), com a economia (52% a 48%) e o Oriente Médio (51% a 47%). No entanto, Harris é vista como a candidata mais apta a tratar da questão do aborto, com 56% a 42% em relação a Trump.

O estrategista republicano Kevin Madden comentou que o entusiasmo inicial pela campanha de Harris foi comparado a um “enorme estímulo” pelo fato dela ser “uma nova candidata que não é Trump nem Biden”. Segundo Madden, recentes pesquisas mostram que esse furor está perdendo força.

CLIQUE AQUI PARA OBTER O APP DA FOX NEWS

Madden ainda ressaltou que “esta corrida voltou à sua realidade usual, sendo uma competição muito próxima em um eleitorado altamente dividido, e esta eleição será decidida com poucas centenas de milhares de votos em alguns estados-chave.”

A Fox News Digital conta com a colaboração de Michael Lee para este relatório.